Ética: Moralidade e Legalidade

Tema de Filosofia a ética é reflexão sobre a moral funciona como uma bússola orientadora para a conduta humana. Em nossos dias muito lemos ouvimos falar em ética em diversas áreas da vida humana. Talvez a área a qual mais escutamo e lemos é área política, a ética aparece particularmente como uma reflexão sobre as decisões tomadas por nossos políticos.

A ética na política tem a função de reorientar o agir político para o conceito original da palavra política que na Grécia antiga era o de ser a arte de administrar o bem público para todos. O que vemos hoje é este conceito desgastado o que é de todos não é admnistrado para todos e sim para alguns.

Procurando orientar a pensamento e o agir político a ética traz a reflexão sobre moralidade e legalidade, tais conceitos parecem estar de lados opostos quando deveriam andar juntos contribuindo para o bem comum. Por que o legal nem sempre é moral? Não deveria a moralidade justificar a legalidade? Por que o salário de um deputado é imoral mas é legal? Questões como essa são comuns no entanto muitas vezes o comum não é pensado não é refletido e o agir não é reorientado. Filosofia é para todos que buscam orientar a conduta para um bem viver e para o bem comum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s