PROJETO MEIO-AMBIENTE – REVITALIZAÇÃO DO JARDIM SUBPROJETO COMPOSTEIRA

COLÉGIO ELPIDÍO FERREIRA PAES

Rua Inhanduí, 432    Bairro Cristal     Porto Alegre/RS

PROJETO MEIO-AMBIENTE – REVITALIZAÇÃO DO JARDIM

SUBPROJETO COMPOSTEIRA   (02-05-12)

– AS CRIANÇAS APRENDENDO A LER E AJUDANDO A NATUREZA

Professora:  Neuza Terezinha Rocha – turma 122
professora: Sônia Chaves – turmas de 6as. séries e 6os. anos
Acadêmicas: Ana Mariza s. de Jesus
Filomena Onghero

APRESENTAÇÃO

O subprojeto compostagem está sendo desenvolvido paralelamente a outros projetos já existentes no colégio. Este como os outros, foi criado dentro do projeto original da professora de Artes Visuais, Maria Salete Melo Martins Pinto. O projeto Cartografia do Bairro teve inicio em 2009, desde então vários subprojetos estão sendo elaborados e muitos outros surgirão, assim espero. Maiores informações no SITE de referências.

O projeto visa a construção de uma composteira na lateral direita do muro do jardim da escola, onde se preparará adubo orgânico, utilizando o lixo orgânico produzido, através da preparação da merenda Escolar para atender a demanda da revitalização de todo o jardim em seus diferente projetos.

Este adubo será utilizado na revitalização das plantas do jardim, e na criação do cantinho da vóvo, onde será plantado ervas de chás.

E também na plantação de hortaliças do projeto Horta da Invernada Mirim, Que tem como coordenadora Dona Jurema, mãe da professora de dança e ex-aluna Tatiane Schmitt.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

O Subprojeto tem como objetivo trabalhar a Interdisciplinaridade dos diferentes saberes na construção do sujeito. Um sujeito consciente e capaz de fazer a sua parte na sociedade, cuidando da natureza e aprendendo com ela. Nesta parceria contamos com a turma do 2º ano do Ensino fundamental – turma já enquadrada na concepção de nove anos da profª Neuza Terezinha Rocha. A turma é composta de 30 alunos os quais ficarão responsáveis pelos registros do andamento do projeto – o que fará parte da sua alfabetização e a mistura do material orgânico em decomposição, fazendo assim uma escala para que todos participem.

 

OBJETIVOS GERAIS

Como já foi citado anteriormente, este e um subprojeto que foi desenvolvido dentro do projeto Cartografia Artística do Bairro- Memória Viva, Projeto Grafite um Dialogo com a Comunidade desenvolvido pela professoras de Artes Visuais Maria Salete Melo, e posto em prática com alunos do Ensino Médio.

No Projeto Grafite Inicialmente foi feita a limpeza do local a ser trabalhado. A revitalização dos portões do colégio, efetivou-se com a pintura e remoção das pichações. Sendo um projeto de suma importância dentre a comunidade escolar várias parcerias foram sendo desencadeadas, e assim surgindo, muitos subprojetos importantíssimos para o desenvolvimento da cidadania, a preservação da natureza, e o aprendizado escolar.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Composteira visa o reaproveitamento do lixo orgânico, como cascas de frutas, verduras e legumes dando destino de reutilização e reaproveitamento das sobras da merenda Escolar. É também o aproveitamento de folhas secas das arvores recolhidas no pátio do colégio. Assim sendo, retornará à merenda sob forma de verduras e legumes plantados e colhidos na horta adubada com seu próprio lixo.

DELIMITAÇÃO

O projeto tem o objetivo, a construção da primeira parte composteira ate 30-05-12, pois o propósito de uso do adubo orgânico será a sua utilização nas plantas antes do inicio da primavera. A segunda será desenvolvida de acordo com o andamento da primeira parte.

METODOLOGIA

Sábado dia 05-05-12 Dara- se inicio a abertura do buraco, para construção da composteira, a qual medira inicialmente, 10 metros de comprimento por, 3metros de largura 1 metro de profundidade.  Já a segunda etapa ficara a espera do material, que esta em decomposição, como galhos e troncos de arvores mais espessos.

ORÇAMENTOS  (Material Necessário)

Material

quantidade

Valor unit.

Total

Pás de corte

02

Enxadas

O2

Enxadão

01

Latões com tampa (para recolher as cascas).

02

Tijolos ou Garrafa pet (construção das bordas da composteira)

Fio de náilon (para demarcar área).

Serragem (para misturar com material orgânico).

Carroças de esterco

02

Galhos de Arvores ou toldo (para cobrir a composteira).

Plástico preto

TOTAL

 

REFERÊNCIAS

http://projetosunicoseunos.blogsport.com.br

http://elpidioferreirapaes.blogsport.com.br

contato@sustentavelnapratica.net

Anúncios
Publicado em Todas por saletemmartins. Marque Link Permanente.

Sobre saletemmartins

Formada pela UFSM - Licenciatura em Educação Artística. Licenciatura em Artes Visuais/UFRGS Especialização em Gestão da Educação/UFRGS Especialização em Mídias na Educação/UFrgs No magistério estadual desde 1993 Em final de formação - Artes Visuais-UFRGS - Especialização em Mídias na Educação/cinted/UFRGS. Participante como Voluntária do grupo de estudos do N.E.S.T.A / UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s