“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Paisagens do jardim da Escola

A disciplina de Artes traz este ano uma proposta de trabalho interdisciplinar em que o tema gerador para discussão das diferentes áreas do saber é a revitalização do jardim frontal da escola.

Abaixo o quadro resumo da proposta de trabalho elaborada por mim para a minha disciplina- Artes/Seminários Integrados e algumas sugestões de atividades para as diferentes áreas.

Objetivos Gerais
  • Transformar o espaço frontal da escola  em área de aprendizagem e convivência para toda a comunidade escolar.
  • Professor (a) – será um articulador entre o cotidiano e o saber historicamente acumulado.
  • Alunos – serão produtores de novos conhecimentos com significados diferentes da prática na comunidade.
  • Dar condições aos alunos para tornarem-se pesquisadores e protagonizadores da sua própria aprendizagem.

A pesquisa bem mediada potencializa a interpretação, a análise, a crítica e a reflexão, a busca de soluções e alternativas para problemas.

  • Buscar uma linguagem pedagógica que integre os diferentes saberes da escola, rumo à missão de contextualizar – dar sentido ao saber acumulado no cotidiano, na realidade cultural dos alunos.
Ações propostas Pesquisa-ação – junto com a turma:

  1. Escolher a proposta ou sugerir proposta alternativa  a ser desenvolvida;
  2. Organizar democraticamente a ação.
  3. Assegurar o compromisso dos participantes com a mudança.
  4. Refletir sobre  os problemas e as alternativas de solução para objetivar o sucesso.
  5. Registrar todos os passos e avanços (ou retrocessos)– de forma escrita, visual e ou oral- de acordo com as condições de cada aluno;
  6. Promover discussões periódicas para levantar o andamento do trabalho/pesquisa e discutir as observações e descobertas do grupo.
Para pensar:
Precisa contatos informais?
Palestras sobre o tema?
Visitar lugares para ver como funciona?
Buscar parceria para recursos adicionais necessários para empreender o trabalho?
o que já foi feito para isso

TEMAS PROPOSTOS PARA ADESÃO

  • fazer metragem do jardim frontal da escola;
  • verificar/demarcar área disponível para interferência;
  • calcular número de canteiros possíveis para área – usando, preferencialmente, figuras geométricas .
  • planejar e calcular  figuras geométricas para  distribuir em canteiros na área a ser trabalhada.
  • construir as figuras geométricas em material que se decomponha/biodegradável para repassar ao Cat para as sementeiras.
  • pesquisar, classificar,  selecionar e contextualizar às cores impressionistas de Monet:
  • plantas existentes no jardim;
  • Ecossistema
  • plantas para plantio nos canteiros criados.
  • estudar o solo/ervas daninhas…. e buscar soluções para reabilitar solo/árvores;
  • adequar plantas/ época de plantio à lua e estações do ano
  • pesquisar sobre o Impressionismo/Monet
  • registrar espaços para projetar canteiros/interferências; estudo virtual de possibilidades de forma e adaptação das flores às cores de Monet;
  • criar esculturas de estrutura resistente (petou qualquer outro reaproveitamento) com função de espantalhos para serem distribuídos no jardim;
  • Criar casinhas e comedouros para passarinhos usando materiais descartados/recicláveis;(professora Bernadete: Artes E. Fundamental- aderiu esta idéia- assim que apresentar o seu projeto será compartilhado aqui)
  • contextualizar plantas selecionadas em seus países de origens e regiões;
  • representar a cartografia do Jardim e canteiros já calculados. (através de fotos, pesquisa na Web….
  • trabalhar textos sobre: Monet, Impressionismo, reciclagem, reaproveitamento,  sustentabilidade, etc.
  • reaproveitamento, compostagem, jardins verticais, flores…
  • organizar informações sobre o projeto;
  • criar e distribuir panfletos informativos para a comunidade escolar e comunidade em geral;
  • sugestão: o livro “Linéia nos jardins de Monet”
  • Sugestão dada pela professora AURÉLIA antes do término do ano letivo 2011:
  • 2º ano EM- funções periódicas

1º bim. – estudar fases da lua/estações do ano para adequar plantio/transplante para canteiros e podas, se necessário;

Sugestão para  as série Iniciais

  • construir sementeiras com material reciclável e que se decomponha para que não precise ser retirado no plantio; (ex.: rolinho interno do papel higiênico etc., caixinhas de remédios,)
  • Usar a base da figura geométrica cria pelos alunos no E Médio para montar  as sementeiras;
  • depois que houver o plantio entregar a quem fará o canteiro no local;
  • Cada turma ficará responsável pela sementeira que criou – responsáveis pelos cuidados de rega e limpeza das sementeiras;
  • escala de cuidados e definição do espaço a cargo dos professores responsáveis.
  • registrar em desenhos e ou textos as tarefas concluídas, suas descobertas, soluções  e seu aprendizado;

NOTA: imagens para algumas sugestões encontram-se no banco de imagens.

Anúncios
Publicado em Todas por saletemmartins. Marque Link Permanente.

Sobre saletemmartins

Formada pela UFSM - Licenciatura em Educação Artística. Licenciatura em Artes Visuais/UFRGS Especialização em Gestão da Educação/UFRGS Especialização em Mídias na Educação/UFrgs No magistério estadual desde 1993 Em final de formação - Artes Visuais-UFRGS - Especialização em Mídias na Educação/cinted/UFRGS. Participante como Voluntária do grupo de estudos do N.E.S.T.A / UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s