PROJETO DE RECICLAGEM DO LIXO SECO NA ESCOLA – Turma 231

COLÉGIO ESTADUAL ELPÍDIO FERREIRA PAES
PROFESSORA ELISETE MARQUES
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROJETO DE RECICLAGEM DO LIXO SECO NA ESCOLA – Turma 231

APRESENTAÇÃO

Buscar, através da reciclagem do lixo seco, a formação de consumidores
conscientes, que compreendam e coloquem em prática a equação dos 4R (reduzir,
reutilizar, reciclar e respeitar).
Nesse projeto a disciplina de Língua Portuguesa propõe uma reflexão
sobre os hábitos e práticas em relação à produção e destino do lixo seco em nossa
escola. Propõe também a construção e organização de uma campanha para reciclar o
lixo seco na escola.

JUSTIFICATIVA
A justificativa para esse projeto é o desejo de mudanças em relação à
produção diária de lixo no ambiente escolar, bem como o seu destino.

OBJETIVOS GERAIS

O projeto tem o objetivo de:
o Separar e recolher o lixo seco produzido no ambiente escolar, de forma a
reciclá-lo e reaproveitá-lo corretamente;
o Tornar o ambiente escolar limpo e agradável;
o Propiciar a participação de todas as áreas e séries do projeto de coleta e
reciclagem do lixo seco na escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Pesquisar sobre a diferença de lixo seco e lixo orgânico;
  • Compreender a equação dos 4R (reduzir, reciclar, reutilizar e respeitar);
  • Implantar a coleta seletiva de materiais na escola;
  • Identificar as latas de lixo destinadas à coleta de lixo seco e orgânico;
  • Identificar as latas, caixas e sacos destinados à coleta do lixo seco;
  • Dar o devido destino ao lixo recolhido semanalmente ou quinzenalmente,

através da venda dos materiais recolhidos.

OUTRAS ATIVIDADES:

- Solicitar o apoio do DMLU ( Departamento Municipal de Limpeza Urbana)
através da colocação de latas de lixos apropriadas à reciclagem de materiais.

MÉTODO/PROGRAMAÇÃO

  • Leitura e interpretação de texto sobre o assunto;
  • Uso do laboratório de informática;
  • Pesquisa sobre reciclagem de materiais;
  • Registros: escrito, desenhado, fotografado e filmado;
  • Oficinas de reaproveitamento de materiais de descarte para alunos e
  • professores;
  • Busca de orientações junto ao DMLU sobre a reciclagem de materiais;
  • Visita a uma cooperativa de reciclagem de materiais.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação quantitativa:

Presença e participação em aula;
75% de presença obrigatória, conforme regimento da escola;
Cumprimento dos prazos estabelecidos para entrega e realização dos trabalhos;

Avaliação qualitativa:

Capacidade de propor e resolver problemas relacionados às discussões em sala de
aula;
Contribuições na compreensão dos textos trabalhados;
Realização dos exercícios propostos;
Uso das mídias e novas tecnologias.
Participação na avaliação significativa.

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Sobre saletemmartins

Formada pela UFSM - Licenciatura em Educação Artística. Licenciatura em Artes Visuais/UFRGS Especialização em Gestão da Educação/UFRGS Especialização em Mídias na Educação/UFrgs No magistério estadual desde 1993 Em final de formação - Artes Visuais-UFRGS - Especialização em Mídias na Educação/cinted/UFRGS. Participante como Voluntária do grupo de estudos do N.E.S.T.A / UFRGS

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